CARATINGA– A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caratinga comemorou nesta quarta-feira (18), 48 anos de história.
Duas solenidades foram realizadas, sendo visita às instalações da Clínica de Autismo e apreciação da reforma do espaço do Módulo I, situado à Rua Raul Soares, 206, centro e às oficinas do Centro Dia, bem como a reforma do Módulo II, que fica à Rua Roberto Alves de Souza, 136, Bairro Monte Líbano.
O presidente Luís Henrique Bittencourt de Carvalho destaca que são anos de lutas e conquistas. “É uma data muito importante para nós, uma história feita tijolinho por tijolinho. Todos que nos antecederam fizeram sua parte, nós querendo fazer também, deixar cada vez mais o mundo melhor para nossos assistidos”.
Sobre as mudanças que foram realizadas, Luís explica que são novos espaços e reformas fundamentais para atendimento aos assistidos. “Fizemos a inauguração de uma sala multissensorial para atendimento específico dos autistas, que levou o nome da nossa querida professora Ana Zélia. Também fizemos inauguração de uma nova clínica odontológica, que além e atender nossos assistidos, atende também a nossos servidores, pais e responsáveis dos nossos alunos. E estamos inaugurando a conclusão da obra da quadra esportiva, que leva o nome do professor Nailton Gomes. Vamos inaugurar também ali espaços de artes, reforma da padaria e sala de artes marciais e cidadania”.
Para que estas obras fossem realizadas, a Associação contou com parcerias importantes, como explica o presidente, “Temos alguns municípios parceiros, Santa Rita de Minas, Santa Bárbara do Leste, Entre Folhas, Piedade de Caratinga e Caratinga, além de deputados e Governo do Estado, que contribuem com alguma emenda. E a maioria também dos contribuintes, que fazem mensalmente através de PIX, contas da Copasa e carnês. É cada um ajudando a Apae a ajudar”.
A Apae de Caratinga conta com quase 500 assistidos com atendimentos na área de Saúde, Educação e Assistência Social. “Na área de saúde, temos uma gama de médicos com equipe multidisciplinar, neurologista, psiquiatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e várias outras atividades na Educação, com psicopedagogo. Uma gama de atendimentos individualizados e coletivos, que fazem parte da rotina de nossos assistidos. Na área de educação, o ensino infantil, ensino básico e o EJA. Terminando o EJA temos as oficinas para realocar todos os assistidos”.
O promotor de Justiça Alcidézio José de Oliveira Bispo Júnior enfatiza a importância do trabalho desenvolvido pela Apae e a relação com o Ministério Público. “O trabalho desenvolvido não só em Caratinga, mas, todo o estado de Minas Gerais é importantíssimo para a sociedade. Na curadoria da Saúde acompanho casos de pessoas especiais, que demandam esse trabalho da Apae e vemos o espaço se modernizando, trazendo agora melhores condições de trabalho para os profissionais, que se doam a essa causa. A promoção da saúde é um dever de todos, principalmente do Estado e a Apae atua em parceria com os entes estatais, para garantir esse direito constitucionalmente garantido”.
O vice-prefeito Ronaldo da Milla elogiou o trabalho desenvolvido pela instituição. “São 48 anos de serviços prestados não só para Caratinga, como toda a região. A Apae, por excelência faz esse trabalho na inclusão, que é muito importante. É um comprometimento de todos os profissionais. Fica nossos parabéns a equipe e a direção, que faz esse excelente trabalho. É um dever do município apoiar e estamos atentos a todas as demandas da Apae e outras associações também. É um trabalho muito bonito, que merece nosso reconhecimento”.
- Oficinas do Centro-Dia
- Clínica de Autismo
- Duas solenidades foram realizadas para celebrar a data
- Comemoração foi realizada nesta quarta-feira (18)