Ano novo
Um Ano Novo chega e, com ele, chega a esperança. Sempre esperamos saúde, alegrias, realizações e as bênçãos de Deus.
Mas para que tudo isso aconteça, temos de lutar, pois nada nos chega de mãos beijadas. Para que a data não seja apenas um marco calendário, é preciso revisar nossa vida no ano que passou e ver o que tem de ser conservado e o que tem de ser mudado.
O ano de 2022 foi bastante difícil. A pandemia ainda vigorou e tivemos que mudar hábitos e tomar certos cuidados, além de perdermos entes queridos. Também, o mundo se sentiu angustiado com a guerra de Putin contra a Ucrânia. Mortes que poderiam ser evitadas com acordos e diálogos, mas o Governo Russo preferiu a guerra. Doloroso foi ver os habitantes da Ucrânia fugindo para outros países e começar uma vida em outros lugares, longe da pátria. A morte de tantas crianças, mostra o quanto essa guerra está sendo cruel. Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, tem se portado com dignidade, não abandonando seu povo e tudo fazendo para que a paz se estabeleça. Por seus gestos de homem honrado, ganhou uma honraria de repercussão mundial.
A situação do Brasil nas campanhas para a eleição de presidente, foi uma lástima, devido a tantas brigas, falta de educação e de ética, ofensas fortes e um clima de violência.
Caratinga, também, sofreu perdas irremediáveis pela Covid-19 e por outros males. Uma lista de ferir o coração: Agnaldo Timóteo, Ana Maria Saygli, Míriam Mangeli, rapazes da família Chálabi, Humberto Luiz Salustiano Costa, Stael Abelha, Dona Anita Grossi e muitos outros. Até a Copa do Mundo nos foi negada e acredito em que tenha sido por culpa do Tite na escalação dos pênaltis.
Agora é preciso que a felicidade venha ao nosso encontro. Estamos precisando muito. A primeira dica é manter a fé em Deus e pedir muito e rezar muito. Nada mais gratificante que estar unidos Àquele que nos ama e opera milagres.
Depois, trabalhar pela paz em nosso ambiente de vida e no convívio com todos. A paz é sempre conseguida pelo amor. Amar o próximo como a nós mesmos é o mandamento maior que Deus nos deixou. Lembrar que amar não é somente aquele sentimento bom que se apodera do coração. É mais que isso. Amar nas ações de todos os dias. Muitas vezes, amar é difícil, é doloroso até, mas o sacrifício é bem aceito por Deus que disse no evangelho que a estrada para a salvação é apertada, não é larga e espaçosa e fácil.
Que o Ano Novo traga saúde, alegrias, realizações e bênçãos de Deus sobre todos nós. Que a oração de todos os dias possa nos dar as graças de que precisamos.
Que o Menino Jesus faça morada em nosso coração e nos faça felizes. Que minha Caratinga seja uma cidade de fé e de amor. Que Jesus junte todos os bens de Sua mão carinhosa e teça a nossa felicidade.