“Um falso amigo deixará que tu sigas livremente por qualquer direção. Apenas os amigos verdadeiros farão advertências, por que quem ama de verdade critica e se preocupa, tal modo que sempre te apontarão os obstáculos, as limitações e o abismo no final do caminho, enquanto o falso amigo se regozijará de ver-te tropeçando e caindo no precipício”, Augusto Branco
Uns querem seu bem, outros apenas fingem. A amizade é um dos melhores aspectos da vida. Muitos amigos entram na nossa para somar, mas outros infelizmente só nos oferecem falsas expectativas. É difícil distinguir um falso amigo de um amigo verdadeiro e isso porque há pessoas que sabem fingir uma amizade muito bem, demonstram interesse por você, se aproximam de imediato, mas depois é que percebemos a verdade, quando as adversidades começam a surgir e eles começam a sumir. Atualmente em que centenas de pessoas assistem nossas vidas pela mídia digital, é fácil se enganar sobre quem são seus verdadeiros amigos e difícil distinguir de apenas conhecidos de Facebook que mais querem assistir do que participar de fato.
O Facebook não deveria ser para adicionar e depois virar amigo, o certo seria ficar amigo e depois adicionar no Facebook para driblar as distâncias impostas pela correria do dia-a-dia. No entanto, as redes sociais alimentaram o ego de pessoas que buscavam por atenção, seduziu com esse falso interesse, atendeu ao voyeurismo dos perversos.
Amigos verdadeiros são aqueles que estão ao nosso lado nos momentos bons e nos difíceis também, você sabe que eles estarão lá quando você precisar. Já os outros até acreditam que se importam se estamos bem ou não, desde que você esteja ao alcance do teclado. Os itens abaixo não têm o intuito de acabar com amizades, mas sim alertar para alguns defeitos para melhora-los. Caso isso não aconteça, a melhor forma de se livrar dessas pessoas ruins é se afastando delas.
- Perdoa quando você cometer um erro
Às vezes você pode agir de forma errada, e com falsos amigos, um erro já pode custar-lhe uma “amizade”. Mas com os amigos de verdade é diferente, porque eles sabem que você não é perfeito e uma hora irá cometer erros. Eles vão te perdoar porque valorizam a sua amizade mais do que o seu erro.
- Estão ao seu lado apesar dos próprios problemas
Qualquer problema que você tiver, seu amigo irá ajudá-lo e ficará ao seu lado, não importa o que você esteja passando. Mesmo que ele tenha seus próprios desafios. Os amigos verdadeiros sabem colocar em ordem de prioridade o problema mais emergencial.
- Deixa você explorar seus interesses
À medida que vamos crescendo, descobrimos novos interesses e, às vezes, eles parecem muito diferentes de nós! O verdadeiro amigo vai incentivá-lo a explorar esta nova parte de si. Quem sabe não experimenta sua novidade também.
- Conhece todas as suas peculiaridades
Todos nós temos pequenas peculiaridades, como por exemplo, acordar de mau humor, beber muito ou comer demais no jantar. Essas coisas simples só os nossos amigos verdadeiros irão entender.
- Eles mantêm contato frequente
Amigos falsos só entram em contato quando precisam de algo, são interesseiros e preferem dar o ar da graça apenas quando precisam de um favor ou quando querem saber fofocas sobre a sua vida. Amigos sempre estão em contato com você.
- Eles têm tempo para você
Um amigo de verdade vai sempre estar disposto a te dar atenção mesmo que seja apenas uma hora livre entre o trabalho e outro compromisso. É uma questão de ele querer passar mais tempo com você, ao invés de ter tempo demais para si mesmo. É tudo uma questão de prioridade.
- Você tem sempre um ombro para chorar
A grande diferença entre amigos reais e falsos é a forma como eles lidam com os seus altos e baixos. Se você está se sentindo para baixo, um amigo falso vai dar tapinhas sem jeito no ombro e tentar mudar de assunto. Seu amigo de verdade vai envolvê-lo em seus braços e ouvir você choramingar durante toda a noite, se você quiser.
- Um verdadeiro amigo apoia você em seus empreendimentos
Você pode querer mudar seus planos de carreira, sair do emprego ou abrir um novo negócio, ele vai estar lá para te apoiar. Mesmo puxando sua orelha quando ver que o negócio é arriscado, no final ele irá aceitar sua decisão. Ele vai encorajá-lo e não desanima-lo.
- Aceita a sua personalidade “idiota”
Todos nós agimos como retardados às vezes, fazemos piadas sem graça, rimos sozinhos, imitamos alguém e temos nossas manias esquisitas. Um amigo de verdade ama essas coisas!
- Ele não fala o que você quer ouvir, mas o que você precisa
Talvez a regra mais importante seja a de que a amizade verdadeira tem espaço e liberdade para discordar de você e ele o faz sempre que necessário para alertá-lo daquilo que você não consegue ver naquele momento; os falsos ficam no comodismo de apenas concordar.
Luciana Azevedo Damasceno – Neuropisicóloga e Terapeuta Cognitivo-Comportamental formada pela PUC Rio. Elogios, dúvidas e sugestões: [email protected]