CARATINGA – Com o objetivo de fomentar a produção científica através da pesquisa, os alunos do curso de Serviço Social da FIC (Faculdades Integradas de Caratinga) participaram de uma recepção de volta às aulas e apresentaram seus projetos de pesquisa do último semestre. A expectativa era demonstrar para os alunos do curso o produto final de um projeto de pesquisa.
Os dados pesquisados serviram de embasamento para o projeto de intervenção que visa modificar a realidade social de algum território ou alguma demanda de um equipamento social, a partir de uma pesquisa na localidade que levanta o problema social. Os trabalhos fazem parte da disciplina Pesquisa em Serviço Social II.
A coordenadora do Curso de Serviço Social, Lívia Maria Siqueira Fernandes, reforça que essa é uma forma diferente de integrar os alunos do curso de todos os períodos. “Todo início de semestre promovemos no curso de Serviço Social uma noite de boas-vindas diferente e acolhedora onde temos a oportunidade de apresentar aos alunos as propostas do semestre que inicia e ainda promover um momento de integração entre os alunos e professores”.
Os alunos desenvolveram trabalhos com temas relevantes como:
- Fatores que contribuem para a não adesão dos idosos ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS de Inhapim, tendo como referência o ano de 2016
- A compreensão das normativas sobre o Benefício de Prestação Continuada – BPC pelos usuários com idade entre 65-80 anos na Cidade de Imbé de Minas: tendo como parâmetro o ano de 2015, nos meses de julho a agosto.
- O perfil social das famílias inseridas nos serviços ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Inhapim no ano de 2015.
- Análise das causas do descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa
- Família no distrito da Ilha do Rio Doce no município de Caratinga no ano de 2016.