CARATINGA – Coordenados pelos professores Walber Gonçalves de Souza (professor de História) e Ana Eymard (professora de Ética e Empreendedorismo), os alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Professor Jairo Grossi realizaram, durante toda a sexta-feira (12), um trabalho de campo em Ouro Preto.
Os alunos chegaram à cidade histórica às 8h e encerraram as atividades às 17h com a tradicional parada na feira de artesanato. Os objetivos do trabalho foram incentivar o gosto pela cultura e preservação do patrimônio histórico; relacionar a arquitetura barroca de Ouro Preto com a história econômica do Brasil colônia, através da visitação de museus, igrejas e casarões; além de identificar locais e fontes históricas relacionadas ao ciclo do ouro e ao movimento denominado Inconfidência Mineira.
Alguns dos locais visitados foram o Museu da Inconfidência, Casa dos Contos e Igreja do Pilar, como afirma o professor Walber. “É sempre uma experiência gratificante conduzir um trabalho de campo, que acaba se transformando em uma aula no campo. Além ser uma forma de ver in loco um pouco da nossa história, proporciona a valorização da cultura, da arte. Conhecer a nossa história é conhecer um pouco de nós mesmos, da nossa identidade social e cultural”.