CARATINGA – Em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, dia 25 de setembro, os alunos do curso de Farmácia do Centro Universitário de Caratinga (UNEC) promoveram uma campanha de arrecadação de medicamentos, que mobilizou comunidade, profissionais da saúde e até mesmo empresas representantes de laboratórios farmacêuticos da região de Caratinga. Agora, a turma está doando o montante de materiais para a Farmácia Solidária do Centro de Assistência à Saúde do UNEC, que distribui gratuitamente em sua Unidade.
Foram cerca de 30 dias de muito trabalho. Além de irem até os doadores, os alunos também estiveram conscientizando toda a população para os riscos da automedicação e do consumo de remédios após o prazo de validade. Foi o primeiro atendimento deles como farmacêuticos. “Nós temos uma grande preocupação com a formação dos nossos alunos. E esse contato com a população faz com que eles amadureçam e desenvolvam um trabalho interdisciplinar, porque é um momento de toda a teoria aprendida em sala de aula ser vivenciada no dia-a-dia”, explica a coordenadora do curso, Denise Fonseca Côrtes.

Estudantes puderam aprender muito quanto a nomes, classes das medicações e cuidados de armazenamento
O aluno do 8º período do curso de Farmácia, Wanderson Sobrinho, diz que durante o recolhimento dos medicamentos, ele e os colegas também puderam aprender muito quanto a nomes e classes das medicações e cuidados de armazenamento. Não estar com o prazo de validade ultrapassado e ter a embalagem bem conservada são alguns critérios que eles tiverem na hora das arrecadações. “A campanha foi um sucesso, todos os períodos do curso se envolveram e, com isso, podem contribuir com a saúde daquelas pessoas que realmente precisam e dependem dessas medicações. Além de ficarmos mais próximos com o trabalho do farmacêutico, podemos ajudar a população”, conta.
Segundo a equipe do CASU, até agora foram contabilizadas mais de 40 mil cápsulas, além de outras composições. A professora Denise já afirma que pretende tornar a campanha uma atividade periódica, considerando o êxito alcançado com a primeira edição. Os medicamentos doados ao CASU podem ser adquiridos em seu endereço, no Bairro das Graças, diante da apresentação de receita médica e de documento de identificação. E para quem deseja ser um doador, os pontos de coleta são na Unidade I, Unidade II e Centro de Assistência à Saúde.