Equipe já consegue bons resultados e venceu os Jogos Estudantis 2015
CARATINGA – O aluno Apolônio Vieira da Silva, do 6o período do Curso de Educação Física do UNEC, montou um time de futsal na Escola Estadual Moacyr de Mattos no ano de 2015, e se sagrou campeão nos Jogos Estudantis.
Este projeto teve origem com o Estágio Curricular Obrigatório, onde o aluno Apolônio percebeu a carência da escola para montar uma equipe de treinamento, e recebeu da direção da Escola o apoio necessário para que este projeto tornar-se uma realidade.
“Os treinamentos desenvolvidos na Escola Moacyr de Mattos acontecem duas vezes na semana com carga horária de 1 hora por dia, compostos por treinamento físico, coletivos e amistosos. Para que cada atleta pudesse participar da escolinha de futsal precisava apresentar notas boas, estar frequente às aulas regulares e ter bom comportamento. As alunas/atletas de 12 a 17 anos se encontravam no início dos treinamentos em fase de iniciação, mas através dos treinamentos, foi perceptível o desenvolvimento das habilidades motoras, da melhora técnica e tática, como também, o trabalho em equipe, a inclusão, a socialização e outros aspectos,” afirma o estagiário e técnico Apolônio.
Apolônio baseou seu estágio nos estudos adquiridos nas disciplinas de Metodologia do Ensino do Futsal e do Futebol de Campo, do Curso de Educação Física do UNEC, onde pode relacionar o conhecimento teórico com a aplicação prática tornando o time recém-criado em campeão dos Jogos Estudantis 2015 nesta categoria.
DEPOIMENTO DAS ATLETAS
“Quando a escolinha de futsal iniciou, entramos com um grande objetivo vencer nossas limitações e ser campeãs dos jogos estudantis de Caratinga 2015. Com a garra de cada uma do time e ao esforço do nosso treinador Apolônio Vieira da Silva, foi essencial para nos manter unidas todo esse ano, fazendo com que as barreiras fossem ultrapassadas até chegar ao ultimo degrau. Os treinos eram ministrados duas vezes na semana e constituídos de atividades físicas, coletivos e amistosos, etc. Desde o início, todas nos dedicamos. As mais experientes ajudavam as mais novas a desenvolverem as atividades e ressaltando a ótima convivência entre todas”, relatou a atleta Fania Aparecida de Souza Vieira.
“Quando os jogos começaram, todas demonstraram ansiedade antes de cada jogo, a nossa vontade de vencer era muito grande, tanto que o desempenho nos treinos melhorava cada vez mais. Fomos invictas nos Jogos Estudantis de Caratinga 2015 e fomos campeãs da categoria juvenil”, considerou a atleta Maianny Rocha de Moraes Costa.