DOM CAVATI – Duas alunas do 7º período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Caratinga (UNEC) estão envolvidas em um importante projeto de cunho social no município de Dom Cavati. Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, as estudantes Suellen Cristyna Aredes Goulart – autora do projeto – e Jéssica Bárbara, sob orientação da professora Yáscara Lisbôa, desenvolvem o Projeto de Pesquisa: “A Fisioterapia na Orientação no Atendimento Educacional de Alunos da Educação Especial”.
O projeto terá duração inicial de três meses e foi iniciado nos dias 7 e 8 de outubro durante o II Piquenique Literário, um evento da Secretaria Municipal de Educação de Dom Cavati, que teve como uma das atividades a “Inclusão Escolar”. A coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Juliana Reis, acompanhou o lançamento do projeto.
“Os professores se mostram muito interessados e envolvidos com a iniciativa. Eles receberam um questionário para pontuar as prioridades a serem desenvolvidas durante a intervenção fisioterapêutica no ambiente escolar, uma vez que serão realizadas orientações e adaptações escolares e individuais para o bom desenvolvimento da criança especial em forma de oficinas e reuniões para pais e funcionários”, esclarece a autora do projeto Suellen Goulart.
Durante o evento as alunas promoveram atividades lúdicas, músicas adaptadas para estímulo do desenvolvimento do esquema corporal e alongamento orientado. Foi apresentado também um vídeo sobre a inclusão, com intuito de mostrar aos alunos da rede pública como eles devem agir com o colega especial, além de uma exposição de brinquedos utilizados pelos alunos da sala de recurso, como boliche numérico, cai não cai, torre inteligente, bola suíça, espelho, alinhavos, halteres, recursos de alongamentos de membros superiores e inferiores, e esses objetos eram disponíveis para livre utilização das crianças.
Os organizadores distribuíram viseiras e adesivos com o slogan: “Inclusão Escolar – Eu Também Faço Parte Deste Projeto/Fisioterapia na Escola, Eu Apoio!”. “Esta foi uma forma das pessoas abraçarem o projeto, que futuramente poderá contemplar escolas que se interessarem pela iniciativa”, antecipa a autora.