Projeto da Gestão 2013-2016 abre as portas do mercado de trabalho e ajuda na realização de projetos sociais junto aos institucionalizados do Asilo Pastor Geraldo Sales
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com ações da Casa da Mulher realiza cursos de Corte desde 2013. Para inovar e motivar as 35 alunas na realização de projetos sociais junto aos assistidos do Asilo Pastor Geraldo Sales, a Prefeitura levou alunas à entidade na tarde desta segunda-feira (26) para que conhecessem os idosos, escolhessem os modelos e tomassem as suas medidas para a confecção de peças de vestuário, colocando em prática o que aprendem na oficina de costura.
“As alunas só confeccionavam roupas para uso próprio e para familiares durante as aulas. Agora elas estão motivadas a realizar este trabalho social, durante a aprendizagem”, conta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Lívia Maria Fernandes. “A ideia que tivemos é a de que a Casa da Mulher tenha como objetivo ensinar para servir e nada mais justo que, a partir de agora, façamos os trabalhos em simultâneo e que as alunas aprendam a arte da costura e que doem os seus primeiros trabalhos para quem mais necessita. Elas aprovaram a ideia e estamos avançando neste sentido”.
O curso de Corte e Costura, oferecido pela Casa da Mulher tem a duração de aproximadamente três meses, explica a monitora Wanda Maria Fernandes de Souza. “No curso as alunas aprendem toda a parte básica do corte e da costura, desde a mediação do corpo, o traçado dos moldes até a confecção de saias, vestidos, blusas, calças e outras peças”.
A Casa da Mulher busca qualificar profissionalmente usuários do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) integrantes do Cadastro Único com finalidade de prevenir situações de risco social e pessoal, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, auxiliar no desenvolvimento de ações que potencialize a geração de renda das famílias e a inserção no mercado de trabalho por meio da capacitação profissional.
Para a coordenadora da Casa da Mulher, Aparecida Duarte, o objetivo da Casa da Mulher é “possibilitar novos rumos e melhorar a realidade hoje vivenciada por estas mulheres, com capacitação, por meio de oficinas de qualificação profissional, despertando o empreendedorismo social. Hoje estamos muito mais à frente, podendo trabalhar para quem realmente merece”.
A Casa da Mulher funciona na Rua Princesa Isabel, nº 310.