Caratrans realiza mudanças no trânsito e implementa nova sinalização à entrada do bairro e pede aos pedestres e condutores de veículos que estejam atentos
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Defesa Social, avança com os projetos de reestruturação e educação para o trânsito. Para melhorar a fluidez do trânsito e para levar mais segurança aos pedestres e condutores de veículos que atravessam a entrada/saída de acesso ao Bairro Santa Zita, na segunda-feira (13) a Prefeitura começou a fazer novas demarcações viárias. O Caratrans pede para os pedestres e condutores de veículos que fiquem alerta sobre as mudanças.
As alterações fazem parte do projeto ‘Transitando sem Fronteiras’ promovido pelo Órgão Municipal Executivo de Trânsito e Rodoviário de Caratinga e conta com a participação do diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Caio César de Farias Gomes e da Polícia Militar.
De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, Caio César de Farias Gomes, o Caratrans está neste momento finalizando as obras de engenharia de tráfego no bairro Santa Zita, especificamente atrás da Praça Menino Maluquinho, e em frente ao Fórum do Trabalho (Rua Engenheiro Herbert). “As mudanças visam organizar melhor o trânsito e proporcionar segurança aos condutores de veículos e pedestres que transitam naquele local e proximidades. As alterações são visíveis nas vias a partir da inserção da rotatória, nas demarcações na via, alterações das mãos para quem sobe e desce a Rua Engenheiro Herbert e nas alterações relacionadas ao estacionamento no entorno da praça em frente à construção da Receita Federal”.
Caio Gomes agradece a população e pede a colaboração de todos. “Nós agradecemos a compreensão dos caratinguenses e voltamos a explicar que é preciso lembrar que sempre que há alterações podem ocorrer pequenos transtornos, até que todos os usuários das vias se acostumem, por isso pedimos que todos estejam atentos, que redobrem os cuidados e que transitem em velocidade adequada, principalmente nestes primeiros dias das mudanças”.
O QUE MUDA?
As principais mudanças são: demarcação de duas novas faixas para pedestres e a mudança de sentido de mão no bairro na Rua Engenheiro Herbert (em frente ao Fórum do Trabalho).
– Inserção de rotatória para melhor fluidez do trânsito de veículos;
– Quem vai do viaduto, sentido Santuário, seguirá em via única pela Rua Engenheiro Herbert, que permite o estacionamento dos dois lados (construção da Receita Federal);
– O veículo que descer a Rua Engenheiro Herbert deve ficar atento à nova placa “Sentido Proibido” e contornar a praça, passando em frente ao Fórum do Trabalho;
– O ponto de ônibus mudou da Rua Engenheiro Herbert, para o outro a praça, passando a ser frente ao Fórum do Trabalho. Deste lado, o estacionamento passou a ser proibido.
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Após a municipalização do trânsito em Caratinga, iniciada em setembro de 2015, a Prefeitura tem realizado diversas intervenções no trânsito para melhorar a mobilidade e a segurança a quem trafega pelas vias públicas. Uma dessas ações é o projeto ‘Transitando sem Fronteiras – Percorrendo novos caminhos pela Educação’.
Na tarde de quinta-feira (16) a Prefeitura de Caratinga, com a parceria do UNEC (Centro Universitário de Caratinga) realizará uma blitz educativa com a participação de alunos do curso de Psicologia.
“Para termos um trânsito melhor, onde as regras são respeitadas, as sinalizações obedecidas, é fundamental a educação, base que sustenta os outros setores, engenharia e fiscalização. Não é difícil imaginarmos que a efetividade da engenharia, das obras viárias, sinalizações, depende inteiramente do ser humano que por ela transita, e que para haver um bom controle das leis, da fiscalização, também é necessário o bom comportamento do ser humano, ou seja, o homem é o principal e o maior responsável pelo desenvolvimento do trânsito, assim sendo a educação é a grande transformadora de todo o processo”, finaliza Caio.