CARATINGA – No último sábado (2), o Centro de Reabilitação Funec realizou uma festa em sua sede, no km 525 da BR 116. O Arraiá teve direito a todos os elementos de uma comemoração junina: fogueira, quadrilha, eleição de Rei e Rainha Caipira, comidas típicas e show de música sertaneja. A animação tomou conta de pacientes, funcionários e toda a comunidade presente.
O reitor do Centro Universitário de Caratinga, professor Antônio Fonseca, abriu oficialmente as festividades ressaltando a parceria mantida pela instituição com a Prefeitura Municipal de Caratinga, que fortalece o Centro de Reabilitação Funec, hoje considerado o maior de Minas Gerais pelo número de terapias oferecidas. “Agradecemos de uma maneira muito especial todo apoio que tem dado o prefeito, que mesmo sabendo das dificuldades com os recursos, não tem medido esforços para nos
ajudar. Quero agradecer também ao Ministério da Agricultura, representado aqui em Caratinga pelo Dr. Daniel Vilella, que é um parceiro muito especial nesse evento”, afirmou.
Em seguida, o prefeito de Caratinga, Marco Antônio Ferraz Junqueira, classificou a Funec como “uma família” e parabenizou a instituição pelo trabalho na área da saúde. “O que se faz neste Centro de Reabilitação é algo que não vemos em mais nenhum lugar deste país. Caratinga se sente premiada por ter uma iniciativa dessas”, elogiou.
Assim como acontece em muitas festas típicas, foram escolhidos o Rei e a Rainha Caipira, avaliados por uma comissão julgadora formada por pacientes, familiares e acompanhantes, além da equipe do Centro de Reabilitação. Em seguida houve a apresentação de uma quadrilha com os pacientes, que ensaiaram a dança com afinco durante o mês de junho. Logo após, foram sorteados o bingo de uma bezerra e uma leitoa assada. Ambos os prêmios foram doações de pacientes e seus familiares.
Encerrando a noite com chave de ouro, os cantores Leandro e Rodrigo Maia agitaram a pista de dança com sucessos da música sertaneja. Eles receberam homenagens da instituição, assim como o locutor Renato Batista e o DJ Francis. A coordenadora do Centro de Reabilitação, Suellen Goulart, agradeceu a eles e a toda equipe envolvida na organização da festa. “Nossos colaboradores estiveram muito empenhados. Além do mais, os pacientes deram o melhor de si para que tudo ficasse bem bonito. Esse evento é fruto de muito esforço de colaboradores, pacientes, estagiários e todos os demais”, destacou.
ReabilitArte
O Arraiá foi também o momento escolhido para lançar uma marca de produtos de artesanato confeccionados pelos pacientes durante as atividades da Arte Terapia. A ReabilitArte montou um stand de exposição e venda de suas peças, chamando atenção dos presentes. A partir de agora, essas atividades estarão concentradas na Casa da Arte, mantida pelo Centro de Reabilitação.
Além do artesanato, os tratamentos do Centro de Reabilitação incluem atendimento psicológico, acompanhamento nutricional, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e interação com animais, como cães, gatos e cavalos. Davi Henrique Andrade, de 12 anos, um dos pacientes de quatro desses atendimentos, expressou durante a festa sua satisfação com a equipe de profissionais que o assiste. “Tem uns três meses que faço as terapias, e nesse tempo o Centro de Reabilitação mudou muito a minha vida. Agradeço a todos que gastam seu tempo para ajudar a gente”, declarou.