A água constitui um dos nutrientes mais importantes para nosso corpo, para comprovar este fato, basta dizer que o organismo de um indivíduo adulto é composto por cerca de 60% de água.
A água desempenha várias funções importantes para nosso corpo: fora das células é o meio de transporte de gases, alimentos e produtos do metabolismo das células, já dentro delas, constitui o meio onde ocorrem os processos metabólicos. Além disso, serve como lubrificante das articulações, membranas e mucosas, participa do processo digestivo e da regulação da temperatura corporal, auxilia no controle da pressão intraocular e é um dos principais componentes do líquor que protege o cérebro e a medula espinhal.
Para garantir que nosso corpo funcione adequadamente, devemos ingerir água diariamente, pois a perdemos por vários mecanismos. Pela pele, considerando apenas a perda insensível (ou seja, sem considerar o suor intenso), o organismo perde de 400 a 1.150 mL de água e pela urina de 800 a 1.500mL, então se não tivermos cuidado, podemos desidratar rapidamente.
Como tudo na vida, o excesso de água também é prejudicial, pois pode causar um desequilíbrio de eletrólitos no sangue, como o do sódio, por exemplo. Em casos graves de intoxicação por excesso de água, pode ocorrer a hiponatremia (nível de sódio no sangue abaixo do normal), uma doença cujos sintomas incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, urinação frequente e desorientação mental.
A nossa ingestão de água é regulada pela sensação de sede que só ocorre quando já estamos desidratados, esta sensação desaparece assim que a água entra em contato com a mucosa oral. Quando não ingerimos a quantidade de água que nosso corpo precisa naquele momento, continuamos a ter sensação de sede, porém ela só dura em torno de cinco minutos, depois deste período você continua desidratando, sem perceber. Por isso, tente consumir mais água, o ideal é em torno de 1,5 a 3,0 L por dia.
Muitas pessoas têm dificuldade em tomar água, algumas relatam até enjoos, uma boa dica é colocar pedaços de frutas na água, como rodelas de limão ou de laranja, apenas para saborizá-la, facilitando sua ingestão. Outra dica é evitar tomar grandes volumes de água de cada vez, arrume uma garrafinha térmica para armazená-la, de 500 mL, por exemplo, e leve-a com você para tomar pequenos volumes durante o dia, até completar aproximadamente 2 L.
Lembre-se, se ela participa de tantas funções, sua deficiência pode ter consequências desde ressecamento da pele, o que promove um envelhecimento precoce, até a morte se a desidratação for severa, por isso, se cuide, beba água, ela realmente é fonte da vida!