CARATINGA – Agricultores, funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura de Caratinga e profissionais que atuam no meio rural participaram de um curso de aperfeiçoamento em Agricultura de Precisão/Sistema de Posicionamento Global (GPS) em GPS oferecido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga.
O curso teórico e prático de 16 horas durou dois dias e foi ministrado pela instrutora do SENAR, Vanessa Castro Figueiredo. De acordo com a instrutora, a utilização desta tecnologia tem inúmeras vantagens, permitindo que os agricultores conheçam melhor a produção de suas lavouras de forma mais
precisa e detalhada e, com isso, eles podem trabalhar a área de maneira diferenciada, reduzindo custos, impactos ao meio ambiente, horas de serviço trabalhadas e aumento da produtividade. “É uma ferramenta relativamente barata (em torno de R$ 500,00) e através desse aparelho, ele pode fazer várias demarcações na propriedade dele e ter uma visualização mais detalhada da área. Ele consegue medir as suas áreas e fazer demarcação de pontos”. Após a demarcação e coleta de dados, as informações são lançadas em um programa de computador.
O Sindicato dos Produtores Rurais é parceiro do curso de aperfeiçoamento em Agricultura de Precisão/Sistema de Posicionamento Global (GPS) em GPS. O mobilizador do SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais disse que as técnicas ensinadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural irão facilitar o trabalho do homem do campo. Samuel Gonçalves Batista acredita que a ferramenta é um importante avanço para os produtores.
No último dia de curso nesta quinta-feira (27), os participantes foram divididos em equipes. Utilizando o receptor de sinal GPS, eles simularam em um campo de futebol da Unidade II do Centro Universitário de Caratinga uma propriedade rural. No terreno, foram demarcados uma pequena lagoa, as áreas de cultivo e de proteção ambiental.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caratinga