Reforço de pessoal vai garantir o acesso a 100% dos domicílios no município
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga está reforçando as medidas de controle mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus. A partir de agora, atendendo a portaria de Nº 2.121, de 18 de dezembro de 2015 do Ministério da Saúde, em situação de surtos e epidemias, os agentes comunitários de Saúde vão executar, em conjunto com os agentes de Controles da Dengue, ações de controle de doenças, utilizando as medidas de controle adequadas, manejo ambiental e
outras ações de manejo integrado de vetores.
Ontem teve inicio, no Auditório do UNEC I (Centro Universitário de Caratinga) a capacitação integrada dos ACS (agentes comunitários de Saúde) e agentes de Controle da Dengue.
De acordo com educador de Saúde do Ministério da Saúde, Edilson Vieira, responsável pela capacitação, o objetivo das abordagens é orientar os agentes para prevenção e combate
da dengue, além das rotinas de trabalho, das noções básicas e normas técnicas.
O educador de Saúde destacou que, neste plano emergencial, a meta é que os agentes visitem 100% dos domicílios de Caratinga, o que corresponde a certa de 37 mil moradias.
Segundo o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue em Caratinga, Romagno Alves Costa, no município a dengue ainda está sob controle, mas que é preciso intensificar as ações de Controle ao Aedes aegypti.
Romagno afirma que a Portaria do Ministério da Saúde respalda as ações que já vinham sendo desenvolvidas pelas equipes do Departamento de Controle da Dengue. “Os agentes, periodicamente, visitam as residências, lotes vagos e quintais, verificando se há indícios do mosquito e explicando aos moradores sobre os cuidados que devem tomar diariamente. O que muda com a inserção dos agentes comunitários de Saúde no controle à Dengue, é que teremos condições de visitar todos os lares caratinguenses uma vez por mês. A meta agora é atingir a 100% dos domicílios”.
A agente Comunitária de Saúde Maria Isabel Silva Mansur trabalha na unidade de saúde do bairro Santa Zita e conta que a capacitação foi muito proveitosa. “Quando recebemos a notícia de que seríamos inseridos no Controle da Dengue ficamos um pouco inseguros, mas com esta capacitação pudemos ver que o nosso trabalho será fundamental para informar a população e ajudar no combate à dengue, febre chikungunya e do zika vírus. Nós estamos deixando a nossa função de agente Comunitário de Saúde durante este período emergencial para somar forças. A incorporação do controle da Dengue ao agente de Saúde é uma mais valia, pois já temos uma relação com os moradores e este contato pode ajudar o nosso trabalho na residência”.