CARATINGA – No final da noite dessa quarta-feira (5), na BR-116, KM 524 no município de Caratinga, durante fiscalização de trânsito, uma equipe da PRF deu ordem de parada a um veículo Chevrolet Cruze. Após os PRF’s consultarem a documentação do condutor foi constatado que ele tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo. Neste momento foi dada voz de prisão ao cidadão.
No entanto, na manhã dessa quinta-feira(6), o advogado André Gustavo procurou a imprensa para questionar a prisão de seu cliente, afirmando ter sido um erro da justiça. “Essa pessoa infelizmente foi presa por um erro grosseiro da justiça do estado do Espírito Santo. Em 2023, algum indivíduo, utilizou os dados da pessoa que está presa aqui em Caratinga e cometeu um crime de roubo na cidade de Vila Velha –ES. Infelizmente, após ele ter participado da missa de quarta-feira de cinzas, voltando para casa, foi abordado pela PRF. Para o susto do meu cliente, que nunca teve nenhuma passagem, nenhum problema na justiça, uma pessoa de bem, trabalhador, ele obviamente se desesperou com essa informação”, explicou o advogado.
Ainda de acordo com André Gustavo, o indivíduo que usou nome de um terceiro, foi preso, julgado e foi condenado. Iniciou-se um processo de cumprimento de pena, execução criminal, porém essa pessoa fugiu do sistema prisional, onde se originou em agosto de 2023 um mandado de prisão. “Esse mandado de prisão foi cumprido ontem (quarta-feira, 5) em desfavor do meu cliente. Infelizmente, os dados que essa pessoa utilizou realmente são do meu cliente, mas o meu cliente é um homem inocente que está pagando por alguém que utilizou seus dados. Meu cliente vive e trabalha em Caratinga há mais de 12 anos e nunca teve envolvimento com crimes, é uma pessoa totalmente conhecida e integrada aqui na nossa cidade, na nossa sociedade. Uma pessoa do bem, não tem uma vírgula na sua ficha de antecedentes criminais”, enfatizou.
O advogado deixou um alerta para as pessoas que geralmente perdem seus documentos. “Façam imediatamente um boletim de ocorrência, comunique a uma autoridade policial. Se fatos parecidos com esse acontecerem no futuro, pelo menos está registrada a ocorrência. Nós estamos buscando aqui a restituição, o restabelecimento da liberdade do meu cliente, que por um erro grosseiro do estado do Espírito Santo, ao qual futuramente será objeto uma ação de indenização. Não é fácil, essa pessoa está presa, estamos buscando aqui desde ontem, o restabelecimento de sua liberdade. Acreditamos sim que será restituída sua liberdade o quanto antes, sendo feita a devida justiça”, concluiu André Gustavo.
- Advogado André Gustavo