Depósito clandestino no Salatiel; morador reclama da falta de coleta no Residencial Porto Seguro
CARATINGA – Moradores do Bairro Salatiel e do Residencial Porto Seguro entraram em contato com a redação do DIÁRIO questionando sobre a coleta de lixo. Eles pedem providências da Prefeitura Municipal de Caratinga. No Bairro Salatiel, algumas pessoas estão fazendo um depósito clandestino de lixo, já no Residencial Porto Seguro existe a reclamação que a coleta não estaria acontecendo regularmente.
BAIRRO SALATIEL
Era apenas uma sacola jogada as margens da Rua Ernestino Gomes da Costa. No dia seguinte, havia duas sacolas; passaram-se semanas e um amontoado de sacolas tomou conta do local. O volume de lixo é grande e já começa incomodar os vizinhos. Detalhe: existe uma placa pedindo para não jogar lixo naquele lugar.
Uma pessoa que mora nas proximidades disse que o local não é ponto de coleta e que alguns ‘descuidados’ estão aproveitando e jogando as sacolas com lixo. “Esse povo que não tem cuidado. Só caminhar um pouco mais e deixar as sacolas no local apropriado. Não adianta fazer campanha se tem gente que não obedece. Parece que o brasileiro só aprende as coisas se levar multa”, protestou.
RESIDENCIAL PORTO SEGURO
Já um morador do Residencial Porto Seguro disse que o recolhimento de lixo não esta acontecendo normalmente. Ele ressaltou que essa situação esta deixando insatisfeita a população do Residencial. “Já apelamos para a Prefeitura e para a Secretaria de Meio Ambiente, mas ninguém faz nada para resolver este problema. Além de tudo, queimadas em lotes estão sendo feitas sem autorização”, disse o morador, que fotografou todas essas situações e enviou as fotos para a redação.
RESPOSTA
A redação entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que emitiu a seguinte resposta. “A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informa que diariamente é realizada a coleta de lixo na Avenida Ernestino Gomes da Costa. No mês de setembro foram realizadas ações da Campanha Caratinga de Cara Limpa pelo Departamento de Educação Ambiental em todo Bairro Salatiel. Outra ação realizada foi o Mutirão de Limpeza, por meio da qual foram retirados 17 caminhões de entulho e restos de capina. A Prefeitura fez a colocação de placas, proibindo de jogar lixo ou entulho naquele local”.
A Prefeitura informa ainda, que a destinação dos entulhos é de responsabilidade dos próprios geradores e que é de responsabilidade da Prefeitura a coleta somente do lixo doméstico e pede a colaboração dos moradores para que denunciem, por meio do telefone 3329-8051, caso vejam pessoas desobedecendo esta lei despejando entulho irregularmente.
Em relação ao Bairro Porto Seguro, a Secretaria informa que por se tratar de um bairro mais distante da sede, a coleta é realizada uma vez por semana, seguindo o mesmo itinerário dos distritos.