Jovem pediu ajuda da PM para conseguir emprego e deixar o vício. Empresário abraçou a causa e ele começa a trabalhar na próxima semana
SANTA RITA DE MINAS– Uma oportunidade representa a chance de mudança. Para muitos, mais que isso, é um passo para uma nova vida. Salvar vidas é um dos objetivos da Polícia Militar e um jovem agora pode recomeçar sua trajetória, graças ao apoio que recebeu do destacamento da PM em Santa Rita de Minas e de um empresário.
A cidade enfrentou uma onda de furtos no início do mês de janeiro de 2021. A PM já tinha conhecimento de um dos autores, identificado pelas imagens de câmeras de segurança. Era Lucas Marinho Paiva, 18 anos. Mas, o jovem decidiu mudar os rumos de sua história e pediu ajuda para o sargento Júnior.
Sargento Júnior relata que ao ver a situação que Lucas estava, desejava ajudá-lo. Porém, era necessário que ele demonstrasse vontade de trilhar outro caminho, o que aconteceu recentemente. “Sempre que ele via a viatura corria e dificultava a prisão. Ele foi preso por três vezes, uma vez, inclusive, com cocaína, mas devido à flexibilidade da legislação brasileira não permaneceu encarcerado. E, na última prisão dele, que foi no dia 19, para minha surpresa, à noite, pelo telefone da mãe dele, ele me enviou uma mensagem via WhatsApp, pedindo ajuda e um emprego. Ofereci a ele uma clínica que, inclusive, eu já havia olhado por minha conta, se caso tivesse disposto a ir, já tínhamos esse local para interná-lo, e o papel da polícia é esse, uma hora estamos correndo atrás para prender, outra hora fazendo um trabalho social”.
É exatamente neste ponto da história que entra a participação fundamental de Ivanil Ferreira de Souza, o Seu Tito, proprietário da Kiduralipto. O empresário também se sensibilizou com a história e decidiu dar uma chance a Lucas. “O seu Tito prontamente abraçou essa ideia junto com a Polícia Militar e hoje estamos apresentando o Lucas. O Seu Tito já conversou muito com ele e deu vários conselhos. E o Lucas na segunda-feira (25) já estará trabalhando na empresa, fazendo parte da família Kiduralipto. Nós só temos a agradecer e o Lucas está bem disposto. Conversamos com ele e, inclusive, hoje, já veio com o uniforme da empresa, e na segunda cedo estará empregado”.
Lucas vai desempenhar a função de serviços gerais e trabalhará das 7h às 17h, com uma hora de intervalo para almoço. Sargento Júnior enfatiza que, mais uma vez, a PM está fazendo sua parte. “Esta parte social que é tão importante. Às vezes, o que falta é uma oportunidade para esses jovens. Isso é até mesmo uma estratégia. Porque com ele empregado, o nosso índice de furtos, já que era ele que estava furtando, mas não só ele, vai cair, automaticamente. E, com isso, também, nós estamos fazendo o bem a uma pessoa”.
O jovem conquistou o emprego sob algumas condições, conforme explica o militar. “Ele está precisando porque tem um filho. É justamente não furtar e sair do mundo das drogas. Ele está bastante disposto, acreditamos nele e na recuperação dele. No que depender da PM, estaremos fiscalizando para que ele se torne um cidadão de bem aqui na sociedade de Santa Rita de Minas. O seu Tito é um grande parceiro da PM, sempre foi, só temos que agradecer ao apoio e parceria. Isso mostra que o principal papel da Polícia Militar é a prevenção. Tivemos que primeiro reprimir, para depois fazer o papel inverso da prevenção. Estamos dando uma oportunidade dele trabalhar honestamente”.
O empresário depositou expectativas e esperança em Lucas, acreditando em sua recuperação. “Eu fico feliz e contente de ajudar. E vamos trabalhar com o Lucas. Só dar conselho bom a ele. E depende muito dele, não só do sargento ou da empresa. Deus vai abençoar que dará certo. Deus abençoando, ele sai desse caminho que não presta e vai entrar numa estrada mais sadia. Todo mundo fazer o bem ajuda muito. O pouquinho que a gente pode. O vício das drogas não é fácil, temos filhos e netos, preocupamos com isso também. Eu acho que daqui a um ano ou dois anos vocês voltam para entrevistar ele e ele vai dar um depoimento muito bacana”, finaliza.