No ano passado foram 653 atendimentos. Maioria dos consumidores alegou cobrança abusiva mediante constrangimento ou ameaça
DA REDAÇÃO- Ao todo, o Procon de Caratinga realizou 653 atendimentos no ano passado, sendo quase 99% deles relativos ao consumidor que procurou o órgão para fazer uma reclamação ou denúncia. A menor parcela quis realizar apenas uma consulta. Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.
Por faixa etária, a maioria dos que procuraram o Procon são pessoas com idade entre 51 a 60 anos, sendo 50,23% do sexo feminino e 49,77% do sexo masculino. Lidera os atendimentos por área: Telecomunicações (50,56%), seguido por Assuntos Financeiros (28,32%), Produtos (12,16%), Serviços Essenciais (5,44%), Serviços Privados (2,72%), Saúde (0,32%), Habitação (0,32%) e Alimentos (0,16%).
O assunto que liderou as reclamações foi telefonia celular, que registrou 236 queixas (37,76%). Nesse quesito, a maioria alegou cobrança abusiva mediante constrangimento ou ameaça. O assunto segue no topo das demandas, uma vez que o DIÁRIO já trouxe reportagem com dados do período de 20 de agosto de 2012 a 3 de janeiro de 2017, tendo este assunto como principal queixa do consumidor.
Também aparecem nas reclamações dos consumidores, por exemplo, telefonia fixa (10,72%); banco comercial (10,56%); cartão de crédito (8,80%); financeira (3,68%); água / esgoto (2,40%); TV por assinatura (2,08%); energia elétrica (2,08%); acessório para aparelho eletrônico/pilha/elétrico- agulha, fone de ouvido, bateria (1,92% ); seguros-exceto Saúde (1,44%); e móveis (1.44%).
Os problemas que mais foram citados nas demandas de modo geral estão cobrança indevida/abusiva (22.36%); cobrança abusiva mediante constrangimento ou ameaça (17.61%); baixa renda (12.71%); antecipação de financiamento (11.49%); acidente de consumo/produto causou danos pessoais (3.83%); SAC – Cancelamento de serviço/ retenção, demora, não envio do comprovante (3.68%); e problemas com crédito consignado (2.76%).
O SISTEMA
O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec é o sistema informatizado que permite o registro das demandas individuais dos consumidores que recorrem aos Procons. Ele consolida registros em bases locais e forma um banco nacional de informações sobre problemas enfrentados pelos consumidores. Enquanto sistema de informação, o Sindec foi criado para sistematizar e integrar a ação dos Procons. Porém, com o tempo, tornou-se fonte primária de informações para a definição de políticas públicas de defesa do consumidor.
Mais do que integrar órgãos e subsidiar a definição de políticas, a base de dados do Sindec se tornou referência também para consumidores e fornecedores, na medida em que representa uma amostra qualificada dos diversos problemas vivenciados pelos consumidores no mercado de consumo.
10 assuntos mais demandados no Procon de Caratinga em 2018:
Posição | Assuntos | Quantidade | % |
1° | Telefonia Celular | 236 | 37.76% |
2° | Telefonia Fixa | 67 | 10.72% |
3° | Banco comercial | 66 | 10.56% |
4° | Cartão de Crédito | 55 | 8.80% |
5° | Financeira | 23 | 3.68% |
6° | Água / Esgoto | 15 | 2.40% |
7° | TV por Assinatura | 13 | 2.08% |
8° | Energia Elétrica | 13 | 2.08% |
9° | Acessório para Aparelho Eletrônico/Pilha/Elétrico (Agulha, fone de ouvido, bateria, etc.) | 12 | 1.92% |
10° | Seguros (exceto Saúde) | 9 | 1.44% |
10 problemas mais demandados no Procon de Caratinga em 2018:
Posição | Problemas | Quantidade | % |
1° | Cobrança indevida/abusiva | 146 | 22.36% |
2° | Cobrança abusiva mediante constrangimento, ameaça. | 115 | 17.61% |
3° | Baixa Renda | 83 | 12.71% |
4° | Antecipação de Financiamento | 75 | 11.49% |
5° | Acidente de Consumo (produto causou danos pessoais) | 25 | 3.83% |
6° | SAC – Cancelamento de serviço (retenção, demora, não envio do comprovante) | 24 | 3.68% |
7° | Problemas com crédito consignado | 18 | 2.76% |
8° | Não entrega/demora na entrega do produto | 15 | 2.30% |
9° | SAC – Acesso ao serviço (onerosidade, problemas no menu, indisponibilidade, inacessibilidade aos deficientes) | 12 | 1.84% |
10° | Serviço não fornecido (entrega/instalação/não cumprimento da oferta/contrato) | 12 | 1.84% |