Rinaldo Grossi fala sobre papel do transporte público na mobilidade do cidadão e anuncia frota renovada para 2019
CARATINGA- A Viação Riodoce, que completou 40 anos em julho de 2018, opera há anos o transporte coletivo em Caratinga. Em média são 170 mil passageiros/mês, explorando 10 linhas urbanas na cidade.
Quando se fala de mobilidade urbana é imprescindível falar sobre transporte público, que diariamente é responsável por conduzir centenas de pessoas aos seus mais variados destinos. Por isso, o presidente da Riodoce, Rinaldo Pires de Miranda Grossi, 61 anos, recebeu o DIÁRIO DE CARATINGA para falar sobre o papel da empresa na mobilidade do cidadão e anuncia frota renovada para 2019.
Rinaldo foi presidente do Conselho de Trânsito de Caratinga e se considera um curioso no assunto. Grande parte das mudanças que ocorre no trânsito da cidade passa pela opinião do empresário. E o DIÁRIO também quis saber o que ele pensa sobre o tráfego de veículos na área central.
Qual importância do transporte público quando se fala de mobilidade?
É o mais importante, porque o transporte público valoriza o coletivo, ou seja, o maior número de pessoas é beneficiado. Se pensarmos que um ônibus transporta o que equivale a 12 automóveis e ocupa o espaço de três, então entendemos o quanto ele desobstrui a rua. A cidade que possui um transporte público eficiente tem fluidez do trânsito, tranquilidade, reduz drasticamente o número de acidentes, diminui a poluição. Por tudo, o transporte de grande escala é o mais importante para dar mobilidade dentro da cidade. Importante ressaltar que a mobilidade urbana depende de complexo sistema que envolve infraestrutura urbana, com vias estruturadas, o que inclui pontos de embarque e desembarque de passageiros, corredores, sinalização viária e de trânsito; condições de acessibilidade, com elevadores, assentos preferenciais e botoeiras baixas, o que nossos ônibus dispõem de acordo com o estabelecido em lei; baias desimpedidas, pois elas garantem que a desaceleração, parada e aceleração dos ônibus sejam feitos fora das faixas do tráfego direto. Além de ônibus bem dimensionados, com condições de trafegabilidade de acordo com o traçado das ruas.
Falando do trânsito em Caratinga, o que precisa ser melhorado?
Muita coisa já foi feita e, naturalmente, sempre há como aperfeiçoar. Exatamente em busca dessas melhorias, o prefeito Dr. Welington realizou algumas reformas no centro da cidade, através do doutor Carlos (Carlos Alberto Barros, que responde interinamente pela Secretaria de Obras Públicas e Defesa Social), por exemplo. O trânsito sempre passa por transformações, pois o volume de veículos não se mantém constante e é preciso se adequar a esta realidade. Acredito que é importante incentivar as pessoas a utilizarem mais o transporte público, a bicicleta ou outros meios de transporte mais eficientes. Outro ponto importante é o arranjo físico da cidade: o transporte de qualidade somado a ruas bem projetadas, estacionamentos dimensionados corretamente e estratégia na distribuição de trânsito, converge para a mobilidade.
Então, a mobilidade ainda é um desafio aqui em Caratinga?
No mundo. Não somente em Caratinga, mas desde Belo Horizonte, São Paulo ou Rio de Janeiro até Londres e Nova York. Se tratando do panorama local, o volume de trânsito aumenta em ritmo acelerado, basta considerarmos a frota de total de 41.758 veículos em Caratinga, além de condutores da região, que passam diariamente pela nossa cidade, o que é extremamente positivo, pois movimenta nosso comércio, mas exige capacidade da malha viária. Muitas cidades do mundo apostam no transporte sobre trilhos para tornar o deslocamento mais eficiente e confiável, por exemplo, o metrô. Porém, é caríssimo, imagina quando teremos metrô em Caratinga? Mesmos assim, as cidades podem tomar medidas que melhorem a mobilidade; prefeitura inteligente racionaliza e faz isso, o que, aliás, é o que tem sido feito em Caratinga ultimamente. O doutor Carlos é um homem sensível e tem feito algumas medidas realmente inteligentes.
A Riodoce opera há muitos anos em Caratinga. Como se reinventar e manter o serviço de qualidade?
Mantenho contato com ônibus desde pequenininho, há mais de 40 anos. O serviço de qualidade em ônibus, como frisei, passa primeiramente pela qualidade das vias, ou seja, pavimentação boa e com traçado interessante. Mas, veículo novo, macio, limpo, cheiroso; motorista e trocadores bem treinados também são fundamentais. A Riodoce mantém uma frota relativamente nova, desafio encontrar ônibus meus quebrados pela cidade. Não vou dizer que não acontece, porque somos humanos e todo veículo pode dar algum defeito, mas é coisa rara um carro quebrar dentro da cidade, porque minha frota é nova. Por sinal tenho uma boa notícia para dar, acabei de fechar 12 veículos zero quilômetro para Caratinga, vamos ter para ano que vem a frota toda zero quilômetro. Isso é uma qualidade de serviço.
Outra novidade que implantaram também é Wi-Fi nos ônibus…
Sim, os ônibus são dotados de Wi-Fi. Elevadores, mesmo antes de ser obrigatório eu já tinha. Naturalmente, os que virão agora terão também Wi-Fi e catraca eletrônica para controle de gratuidade. Aproximadamente, transportamos 170 mil passageiros por mês aqui em Caratinga, gratuidades computadas são 70 mil. Acho que isso é uma prestação de serviço, uma qualidade.
Como tem sido ainda a preocupação da Riodoce com a segurança dos passageiros e dos motoristas?
A segurança dos passageiros e dos motoristas é a nossa prioridade. Caratinga possui alguns bairros mais íngremes, como é o caso do Doutor Eduardo, Santa Isabel e Morro da Antena, em que um grande número de trabalhadores diariamente depende do nosso transporte, por isso, temos que garantir que eles cheguem ao seu destino com segurança. Tenho um seguro especial destes veículos, assim como dos carros que vão para Belo Horizonte, é cautela. Não queremos deixar riscos, nosso compromisso é manter a qualidade na prestação de serviço. Quanto aos motoristas responsáveis pela condução do transporte urbano, possuem seguro, plano de saúde, todas as garantias. O profissional trabalha satisfeito e ganha salário nivelado com o dos maiores profissionais do País.
Muitas pessoas não entendem como funciona a questão das passagens de ônibus e, principalmente, das chamadas gratuidades para idosos e, mais recentemente, aprovado pela Câmara, para portadores de deficiência. Como se dá essa dinâmica?
É um pouco complexa esta explicação. Se considerarmos o universo de 170 mil passageiros que usufruem do transporte público/mês em Caratinga, aproximadamente 70 mil deles estão no grupo dos que possuem passe livre, tais como os idosos acima de 65 anos, que têm a gratuidade da passagem assegurada por meio de Lei Federal (Estatuto do Idoso). Somam-se ainda aos não pagantes, os estudantes e guardas mirins. Logo, na prática, temos 100 mil passageiros que efetuam o pagamento da tarifa. Se todos que utilizam o transporte público efetuassem o pagamento da tarifa, talvez a passagem poderia ser menor. Mas, é importante esclarecer que o número de passageiros, bem como pareceres do setor de tributação municipal e aumento de preço ocorrido nos últimos 12 meses compõem o estudo de revisão tarifária. A fixação das tarifas do transporte público municipal se dá via decreto, tendo em vista sua justa remuneração.