DA REDAÇÃO – A autoleitura é a maneira mais fácil de evitar que a conta de luz seja calculada pela média, o que pode aumentar o valor quando a medição não pode ser realizada. A medida visa facilitar a vida de 80 mil clientes da área rural, que podem acompanhar quanto gastam de energia elétrica mensalmente.
Na zona rural, onde o acesso é mais difícil, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autoriza que os leituristas visitem as residências a cada três meses, o que pode resultar no faturamento pela média dos últimos 12 meses caso a medição não seja realizada.
Segundo a Energisa Minas Rio, cerca de 9% de seus consumidores de energia elétrica são de zonas rurais. Porém, apenas 1,3% realizam a autoleitura.
“É muito importante que os clientes da zona rural façam a autoleitura da conta de luz. Durante o período de safra, por exemplo, o consumo de energia pode aumentar bastante em alguns meses. Se a medição não for feita, a conta é calculada pela média dos últimos 12 meses, o que pode deixar o valor mais alto. Como a medição é feita um mês sim e outro não, fazer a autoleitura todo mês garante que a conta de energia seja faturada pelo consumo real”, explica Luciano Cunha, coordenador de Leitura da Energisa Minas Rio.
Faça a autoleitura e economize na conta de energia
Para realizar a autoleitura e economizar na conta de energia, é simples e fácil, e pode ser feita sem sair de casa. Dois dias antes da data da próxima medição, o cliente deve anotar os números do consumo que aparecem no visor do medidor de energia e enviar a informação através dos canais de atendimento da Energisa. Essa data está indicada na última conta de energia e no calendário rural que já foi entregue para as famílias de zonas rurais.
- Para realizar a autoleitura e economizar na conta de energia, é simples e fácil, e pode ser feita sem sair de casa (Foto: Divulgação Energisa)