Produtores de Caratinga, Santa Bárbara do Leste e Ubaporanga conquistam premiação regional
DA REDAÇÃO- No sábado (2), em Ipatinga, aconteceu a 3ª edição do Estação Cafés Especiais, reunião comemorativa dos 75 anos da EMATER-MG e a premiação do 6º Concurso de Qualidade dos Cafés de Caratinga e região.
Com o slogan “Cafés especiais são produzidos por famílias especiais”, o objetivo do evento foi destacar o café especial cultivado nas cidades de Caratinga e região, pertencentes às Matas de Minas, orientar o consumidor sobre as especificidades dos cafés especiais, seus aspectos sensoriais, por meio de métodos de preparo e degustação orientada. Os produtores rurais ainda realizaram exposição dos cafés e comercialização durante todo evento.
O Estação Cafés Especiais e o Concurso de Qualidade dos Cafés Especiais da região de Caratinga foram criados para destacar os cafés especiais produzidos nas cidades de Bom Jesus do Galho, Caratinga, Imbé de Minas, Inhapim, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, São Domingos das Dores, São Sebastião do Anta, Ubaporanga e Vargem Alegre.
Foram entregues 201 amostras dos 11 municípios participantes, sendo premiados 18 produtores de café que se destacaram.
Cinco produtores especiais que produziram os melhores cafés de seu município foram premiados com um troféu, sendo de Imbé de Minas, na categoria natural, Clécia Cristina Alexandre Sabino e, na categoria cereja descascado, Marcelo Grossi Araújo.
De Santa Rita de Minas, na categoria natural, Otacílio Moreira da Silva. Já no município de Ubaporanga, na categoria natural, Fernanda Eloise de Sá de Andrade Ribeiro e na categoria cereja descascado, Rogério Rocha Melo.
Ainda foram premiados, além do troféu, com um cheque de R$ 1.000, na categoria natural, os produtores Bruno Santos Pires (Bom Jesus do Galho), Maria Marlene Pereira Fernandes (Caratinga), Geraldo Magela Cassimiro (Inhapim), Elizângela Paulina da Silva Oliveira (Piedade de Caratinga), Warlei Faria Lopes (Santa Bárbara do Leste), Ana Paula de Oliveira Barbosa (São Domingos das Dores) e Darcy Ferreira Armond (São Sebastião do Anta).
Como parte da mesma premiação, na categoria cereja descascado foram premiados Marly Maria de Oliveira Campos (Caratinga), Gisele Cristina Silva Almeida (Inhapim), Alessandra Ferreira Mendes (Piedade de Caratinga), Joel Grimaldo Diniz (Santa Bárbara do Leste), Adilson Quintela Soares (São Domingos das Dores) e Marcionília Venância Ramos (São Sebastião do Anta).
PREMIAÇÃO REGIONAL
Na premiação regional, os vencedores na categoria natural foram Maria Marlene Pereira Fernandes, de Caratinga, que conquistou o 1° lugar; Warlei de Faria Lopes, de Santa Bárbara do Leste, como segundo colocado e em terceiro lugar, Marcelo Henrique Gonçalves de Freitas, de Caratinga.
Pela categoria cereja descascado, o produtor campeão foi Joel Grimaldo Diniz, de Santa Bárbara do Leste. O 2° lugar foi para Marly Maria de Oliveira Campos, de Caratinga e a terceira colocação foi ocupada por Rogério Rocha Melo, de Ubaporanga.