Fundação Educacional de Caratinga coordena todas as atividades sociais de suas mantidas
CARATINGA – A história da FUNEC – Fundação Educacional de Caratinga – confunde-se com a história do ensino superior em Caratinga e região. Pioneira na Educação nesta área do estado de Minas Gerais, a instituição foi criada a partir da dedicação e da visão de futuro de pessoas como o professor Monir Ali Saygli e dom José Eugênio Corrêa e vários outros educadores. A instituição, que sempre teve como marca a sua forte atuação na área social, teve como sua primeira diretora a saudosa irmã Denise e, como vice-diretora, a professora Margarida Vilela Vieira. Hoje, Presidida pela professora Míriam Mangelli, a instituição é a mantenedora da UNEC – Centro Universitário de Caratinga -; da Escola Professor Jairo Grossi e do CASU – Centro de Assistência à Saúde Unec.
Sua atuação na área social é grandiosa e ocorre através das ações sociais desenvolvidas por suas mantidas, inclusive pelo Instituto Social CASU. “A Funec é uma instituição extremamente importante para Caratinga, não apenas por conta de sua excelência na área educacional; de sua atuação imprescindível na área da saúde, em Caratinga e região; da aplicação do processo de gestão ambiental, através de centenas de projetos em inúmeros municípios mineiros; de seu valoroso Patrimônio Humano, composto por centenas de profissionais extremamente capacitados e detentores dos mais diversos conhecimentos, mas, principalmente, por sua atuação na área social.”, registra o membro do Conselho Diretor da Instituição, jornalista Humberto Salustiano Costa.
Para o professor, escritor e pró-reitor de Administração da Unec, Eugênio Maria Gomes, a Funec é um exemplo de Instituição Socialmente Responsável. “A instituição é vocacionada à Educação de qualidade; ao oferecimento de serviços comunitários, através dos 28 cursos de suas mantidas e, principalmente, ela é vocacionada ao Serviço Social. Dirigida com rigor, disciplina e capacidade técnica por sua presidente, a instituição busca o aperfeiçoamento continuo em todas as áreas onde atua, inclusive na área social, a exemplo das atividades desenvolvidas pelo CASU e pelo Instituto Social CASU. A professora Miriam Mangelli – que já atuou como primeira diretora da Escola Professor Jairo Grossi – abriu mão de sua merecida aposentadoria para aceitar presidir a Funec, desafio que ela vem vencendo com extrema competência, fruto de muita dedicação e amor à instituição”, registra o professor e colunista do DIÁRIO DE CARATINGA.
Mesmo antes da migração da condição de “Faculdades Isoladas”, para o sistema de “Centro Universitário”, a instituição já respondia pela área social. Após a transformação, cada Unidade passou a responder por suas atividades, controladas por centros de custos específicos, mas todas subordinadas à Funec, que passou à condição de Mantenedora e a responder, consequentemente, por todas as ações desenvolvidas pelas mantidas. “Tem sido um grande desafio, mas, também, um grande prazer dirigir a Funec. Um desafio vencido dia a dia, com a ajuda, o apoio e a dedicação dos membros do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal, dos membros da Assembleia da Fundação e dos gestores de cada uma de nossas mantidas, responsáveis por todas as atividades desenvolvidas, inclusive as do setor social, sempre realizadas em nome e com o aval da Fundação Educacional de Caratinga”, regista a professora Catarina Miriam Mangelli – a querida D. Miriam -, presidente da Fundação Educacional de Caratinga.