CARATINGA– Na manhã de ontem, funcionários a serviço do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deram início aos trabalhos no “trevo da Engelmig”. Segundo informações preliminares colhidas no local, a ordem de serviço é estreitar o canteiro central, de modo a permitir que o motorista que estiver trafegando sentido Santa Rita de Minas recue à esquerda para fazer a conversão, sentido bairro Santa Zita.
RELEMBRE MUDANÇAS ANUNCIADAS
Enquanto a solução definitiva está em fase de viabilização, em recente entrevista à imprensa o Dnit afirmou que quer tentar “estancar” o número de acidentes registrados no perímetro urbano. Está em fase de estudo no trevo do Esplanada, a viabilidade de alterações e possibilidade de implementação de rotatória. Outra mudança é o fechamento do cruzamento em frente à Engelmig. Será prolongado o canteiro central daquele ponto até os postos Caratinga e São Rafael. Ainda está prevista a instalação de redutores de velocidade próximo à Rodoviária.
O engenheiro Robson Carlindo explicou as mudanças que serão realizadas e afirmou que a expectativa é de bons resultados. “Realizamos estudos na região do Bairro Esplanada, com cones, para ver qual é melhor situação que vai nos dar melhor resposta, para fazermos um canteiro de concreto e a rotatória. No outro lado, sentido Santa Rita de Minas, o Dnit está junto com o nosso corpo técnico, viabilizando a construção de um canteiro que vai da Ford até o Posto São Rafael, o que vai nos dar a tranquilidade que acidentes por colisão naquela região, não vamos ter mais. Então, estamos pegando o retorno da Ford. Para quem vier de Valadares na pista da BR-116, terá um retorno antes da Ford. Na Ford vamos fechar esse retorno, fazer um canteiro central e redutores de velocidade, próximo à Rodoviária, para passagem dos veículos e travessia dos pedestres”.
O engenheiro ainda destacou que quem vem do centro, terá que ir até a Rodoviária para fazer o retorno. Já para aquele que estiver vindo de Santa Bárbara ou Santa Rita de Minas para adentrar o centro, deverá fazer da mesma forma o retorno por baixo do viaduto. “A partir daí vamos estudando outras alternativas e intervenções que venham a melhorar o fluxo, a questão da preservação da vida. Quando a gente pensa em rodovia, a primeira coisa que vem à cabeça é a segurança viária, do cidadão que está utilizando aquela rodovia. A primeira medida nossa é estancar essa sangria que está aqui em Caratinga”.