Organizadores descrevem preparativos para receber psicóloga do Clube Atlético Mineiro e comemorar os 10 anos do curso de Psicologia
DA REDAÇÃO – Nos dias 16 e 17 de setembro, o Centro Universitário de Caratinga (UNEC) estará realizando a 3ª edição do Simpósio de Psicologia, com uma programação voltada para acadêmicos e profissionais das mais diversas áreas, entre elas médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e empresários em geral. O tema é Interfaces da Profissão e as temáticas abordadas serão: saúde, esporte e coaching, tendo em vista a relevância e o destaque de cada uma delas nos dias de hoje.
O principal objetivo do Simpósio, de acordo com os organizadores, é apresentar ao público a diversidade de campos de atuação para os profissionais formados na área, além de sua importância no mercado e na saúde pública. Em especial para a temática do esporte, o evento contará com uma palestra ministrada pela responsável por essa área do Clube Atlético Mineiro, Michelle Rios, para tratar da atuação do psicólogo no suporte e na preparação psicoemocional de atletas.
O 3º Simpósio de Psicologia é uma realização do UNEC em parceria com a Clínica Espaço Saúde. Além do cunho pedagógico e profissional, o evento também estará comemorando os 10 anos do curso de Psicologia. O coordenador do curso de Psicologia, professor Marco Antônio Gomes, e o professor Caio César de Farias, organizadores do evento dão mais informações.
Qual a importância da abordagem desses eixos temáticos: saúde, esporte e coaching?
Professor Marco Antônio: Atualmente, nossa sociedade vive momentos de grandes desafios, a corrida por uma vida mais saudável, por qualidade de vida, sucesso profissional, entre outros. Por outro lado, enfrentamos outros desafios que se colocam como obstáculos para tais objetivos. A competitividade no mercado de trabalho, o estresse, desemprego, o baixo investimento do poder público na saúde e educação, a aposentadoria e a preocupação com o envelhecimento. Nessa direção, a Psicologia é uma importante ciência que possibilita o homem usufruir de estratégias que lhe possibilite não só enfrentar os desafios como também se preparar de maneira saudável para um envelhecer com dignidade e qualidade de vida. Com essa perspectiva, as temáticas escolhidas nesse Simpósio é uma mostra de como a vida pode ser mais bem vivida através de metas, desenvolvimento de potencialidade, de atividades físicas apropriadas, do cuidado com o corpo e a mente.
Como você vê a diversidade do mercado de trabalho da Psicologia?
Professor Caio César: Hoje talvez a Psicologia seja uma das profissões com maior alcance no mercado de trabalho, principalmente pela sua diversidade e sua relação com as demais áreas profissionais. Encontramos a Psicologia presente em praticamente todas as áreas, arrisco-me citar: Psicologia Jurídica, Organizacional, Hospitalar, Esporte, Psicologia Administrativa, Marketing entre tantas outras. Isso, claro, mostra a importância dessa profissão e sua responsabilidade no mercado de atuação.
Como é a história do curso de Psicologia durante esses 10 anos?
Professor Marco Antônio: O curso de Psicologia do UNEC foi criado em 2006 com aprovação do Conselho Estadual de Educação. Em outubro de 2015 teve seu reconhecimento aprovado e publicado no Diário Oficial da União. Nesses 10 anos, o curso de Psicologia proporcionou e tem proporcionado à comunidade de Caratinga e região, através de seus professores e alunos estagiários, vários serviços na área da saúde voltados para o bem estar e qualidade de vida. Atuando em diferentes setores, como empresas, escolas, hospitais, comunidades e postos de saúde. Mantêm também atendimentos constantes na Clínica de Psicologia do UNEC, no CASU, Centro de Reabilitação do UNEC e diferentes setores da comunidade. Hoje conta com mais de 300 alunos matriculados e centenas de profissionais egressos atuando em todo território nacional.
Quais os principais objetivos do Simpósio?
Professor Caio César: O objetivo em linhas gerais do III Simpósio de Psicologia do UNEC é levar à discussão a importância da aplicabilidade da Psicologia na saúde através do esporte e de uma organização pessoal com estabelecimento de metas.
Redação: Qual a importância de abordar a Psicologia em tempos de Olimpíadas?
Professor Caio César: As Olimpíadas 2015 vem nos mostrar a importância da Psicologia na vida pessoal de um atleta, no seu desempenho e na sua performance, aliado aos aspectos emocionais, familiares e de toda a expectativa de uma nação. Ingredientes que podem levar o atleta ao mais alto do pódio ou às profundezas da desesperança, do medo e da dor. Alguns exemplos expostos pela mídia em entrevistas e relatos mostram como o atendimento, o apoio e a escuta psicológica foram decisivos na vida de alguns atletas que protagonizaram a Rio 2016. Em várias modalidades como atletismo, ginástica e até o futebol, temos presenciado que o acompanhamento psicológico tem sido o diferencial.
Quais as principais atrações? Sobre as principais (Michelle Rios, a médica endocrinologista e outros a seu critério), qual a importância do assunto que irão tratar?
Professor Marco Antônio: Para discutirmos Saúde, Esporte e Coaching, contaremos com profissionais qualificados, com experiência nessas áreas de atuação. Para o Esporte, contaremos com a importante presença da Psicóloga Michelle Rios responsável pelo Clube Atlético Mineiro, onde trabalha com jovens atletas e profissionais de auto rendimento. Na oportunidade serão abordados os aspectos emocionais, as funções executivas e todo processo psicológico que envolve a desempenho de um atleta. Também para retratarmos a saúde e sua relação com o esporte, contaremos com a presença da Dra. Lissandra Eduardo, endocrinologista que abordará o tema metabolismo no esporte. Já o professor Dalber Souza, especialista em treinamento desportivo irá tratar dos aspectos psicológicos no exercício físico. Outros temas também importantes como família, adolescência, neuropsicologia e a clínica psicológica serão discutidos pelos psicólogos: Hitala Gomes (UFES), Eneide Caetano e Thiago Soares. Contaremos também com a presença de profissionais que abordarão aspectos relacionados ao estabelecimento de metas e desenvolvimento de potencialidades na saúde, na performance pessoal, na autoimagem e no sucesso profissional. Para tais teremos os profissionais Deiverson Tófano, psicodramaticista, ator e Coach; Dr. Eugênio Maria Gomes, especialista em Administração e Marketing; e Mariza Brandão, nutricionista e especialista em Coaching e emagrecimento.
BOX
3ª Simpósio de Psicologia
Tema: Interfaces na Profissão
Data: 16 e 17 de setembro de 2016
Local: Campus I do UNEC
Inscrições: Coordenação de Psicologia e Espaço Saúde (Rua João Pinheiro, 289 – Campus II)
Informações: www.espacosaudeminas.com.br
(33) 33222579