PIEDADE DE CARATINGA– O incentivo à imunização contra a febre amarela está sendo reforçado pela Secretaria Municipal de Saúde do município, em razão das notificações e mortes suspeitas de febre amarela na região de Piedade de Caratinga e demais municípios próximos. Os meses de dezembro a maio formam o período de maior número de casos com transmissão considerada possível em grande parte do país e não exclusivamente do município.
Além da população residente no município, a vacinação é recomendada para todas as pessoas que residem ou viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata de qualquer um dos municípios vizinhos.
A secretária municipal de Saúde, Renata Couto Lopes, ressalta que é importante as pessoas terem em mãos o cartão de vacinação. Ela enfatiza que a população deve procurar o posto de saúde mais próximo para se vacinar e obter outras informações adicionais. Renata informa que o horário de atendimento nas unidades será das 8h às 17h.
O prefeito Edinilson Dornelas Lopes faz um chamado a toda população para que se vacine. “Faço um apelo a todos os moradores para se vacinarem contra a febre amarela. Esta é uma ação preventiva. Faça a sua parte nesta campanha da nossa cidade contra o mosquito da febre amarela”.
TODOS SERÃO VACINADOS!
O prefeito também pediu para ter calma por que todos serão vacinados. “É importante ressaltar que não temos como vacinar a todos de uma só vez, já que a vacina está chegando por lotes e quantidades pequenas diárias. Peço a toda a população para não se apavorar e ficar noites ou horas nas filas. As vacinas estão sendo aplicadas em ordem crescente para aqueles que estão em áreas de risco e exposição, ou seja, a zona rural. Sendo assim contamos com a colaboração e a paciência de todos para seguir o cronograma proposto pela Secretaria Municipal de Saúde, para que possamos imunizar o mais rápido possível a todos da zona rural e urbana de nossa cidade. E torno a repetir, todos terão sua vacina garantida e ninguém ficará de fora, esse é meu compromisso! ”.
CASOS DA DOENÇA NA REGIÃO
Segundo a secretaria, até o momento, não há transmissão em área urbana. Há, no entanto, casos de febre amarela silvestre, que ocorrem em áreas rurais e de mata por meio de um ciclo que envolve primatas não humanos, como macacos, e mosquitos como o Haemagogus – que, por sua vez, podem transmitir o vírus a pessoas não vacinadas e que circulam nessas regiões.
A suspeita de um possível surto fez com que o Ministério enviasse uma notificação à Organização Mundial da Saúde (OMS). A medida segue recomendação do Regulamento Sanitário Internacional, que prevê que todas as ocorrências importantes à saúde pública sejam informadas e monitoradas.
MORTE DE MACACOS INDICA PERIGO
O vírus da febre amarela se mantém naturalmente num ciclo silvestre de transmissão, que envolve primatas não humanos (hospedeiros animais) e mosquitos silvestres. Os macacos têm um papel muito importante no combate da doença. Por conviverem no mesmo ambiente do vetor silvestre, são os primeiros a adoecer, sinalizando que o vírus amarílico encontra-se circulando na localidade.
Portanto, toda a morte de macacos deve ser notificada às autoridades de saúde municipais para que sejam tomadas as devidas providências de investigação e vacinação da população local. “Qualquer cidadão pode notificar um provável óbito de macaco. Basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Piedade de Caratinga”, alerta Renata Couto Lopes.
A VACINA
“Pessoas que ainda não foram vacinadas ou que receberam apenas uma dose há mais de dez anos, devem se vacinar contra a febre amarela. A vacina é indicada para as pessoas acima de nove meses de idade, tendo eficácia de 95%, produzindo anticorpos protetores a partir do 10º dia após a vacinação”, alerta Renata Couto Lopes.
A imunização oferece total proteção contra a doença, que pode ter curta duração ou evoluir para formas graves e levar até mesmo à morte. A vacina é gratuita e está disponível nas salas de vacinação das unidades de saúde pública de Piedade de Caratinga.
O Ministério da Saúde definiu a manutenção de duas doses da vacina contra febre amarela no calendário nacional, sendo o esquema vacinal uma dose aos nove meses de idade com reforço aos quatro anos. Para pessoas de dois a 59 anos, a recomendação é duas doses.
“Idosos, gestantes e lactantes devem ser avaliados previamente por médicos antes de serem vacinados”, explica Renata Couto Lopes.
SINTOMAS
Os sintomas iniciais são febre alta de início súbito, sensação de mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Quando a doença evolui para a forma grave, há aumento da febre, diarreia, reaparecimento dos vômitos, dor abdominal, icterícia (olhos amarelados, semelhante à hepatite), manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos no nariz e gengivas) com comprometimento dos órgãos vitais como fígado e rins.
Se a pessoa se deslocou nos últimos 15 dias para áreas com recomendação de vacina para febre amarela, exerceu alguma atividade em área de mata (ecoturismo, pesca, desmatamentos etc.) e apresentou alguns dos sintomas mencionados acima, deverá procurar o mais rápido possível as unidades de saúde municipais (postos de saúde e equipes de saúde da família). A investigação, o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento serão realizados pela rede pública de saúde.
SOBRE A DOENÇA
A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos, presente em países da África e das Américas Central e do Sul. A transmissão pode ocorrer de duas formas: silvestre e urbana. Mas se trata de uma só doença.
Na forma de transmissão silvestre, os vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes, que mantêm a circulação do vírus entre os macacos, podendo, também, transmitir ao homem, caso esteja nesse ambiente sem estar vacinado. Na forma de transmissão urbana, o veículo do vírus é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue, da febre do chikungunya e da zika.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Outras informações e cronograma de vacinação podem ser obtidos diretamente na Secretaria Municipal de Saúde ou nos postos e unidades de atendimento.
Sede da Prefeitura:
Avenida Nossa Senhora da Piedade, 375 – Centro – Piedade de Caratinga, telefone (33) 3323 – 8000.