Prefeitura acredita que medicamentos serão disponibilizados somente no centro de referência, em Ipatinga
CARATINGA – O Ministério da Saúde enviou esta semana, a todos os estados brasileiros, o medicamento 3 em 1 para o tratamento de pacientes com HIV e Aids. A previsão é de que a dose tripla combinada, composta pelos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg) comece a chegar aos estados, responsáveis pela distribuição para os municípios, na próxima semana.
A combinação de medicamentos deverá beneficiar 100 mil novos pacientes com HIV e Aids. O Ministério da Saúde investiu R$ 36 milhões na aquisição de 7,3 milhões de comprimidos. O estoque é suficiente para atender os pacientes nos próximos doze meses.
O uso do medicamento 3 em 1 está previsto no Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids do Ministério da Saúde como tratamento inicial para os pacientes soropositivos. Atualmente, os medicamentos são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consumidos, separadamente.
Em Caratinga, a Secretaria Municipal de Saúde informa que o município ainda não recebeu nenhuma informação do Ministério da Saúde sobre o medicamento. A Prefeitura informa, ainda, que está aguardando orientações da Gerência Regional de Saúde com respeito à distribuição dos medicamentos, mas, acreditando que estes serão disponibilizados somente nos centros de referência, no caso a Unidade Integrada de Saúde (UISA), em Ipatinga.
Há previsão de implantação efetiva do Serviço de Assistência Especializada (SAE) em Caratinga, o que possibilitará, por exemplo, remédios de emergência tais como, profilaxia pós-exposição ou PEP. Neste caso, o município aguarda somente liberação de recurso para implantar o serviço na cidade. Os profissionais já se encontram devidamente treinados.