Dia Nacional do Livro foi comemorado com a distribuição de mais de mil livros
CARATINGA – A ACL (Academia Caratinguense de Letras) comemorou o Dia Nacional do Livro (29 de outubro) promovendo a 1ª Feira Literária ACL, quando distribuiu mais de mil livros. O concorrido evento aconteceu na área da cantina da Unidade I do Unec – Centro Universitário de Caratinga e contou com o apoio da instituição e da Unec TV.
Durante todo o mês de outubro os acadêmicos receberam doações de livros e, no último sábado (29/10),
fizeram a sua distribuição na Feira Literária. Mesmo antes de ser aberta, às 14 horas, grande numero de ávidos leitores aguardavam o momento de buscar o livro de seu interesse. “Estou emocionada em ver tantas pessoas interessadas no livro”, registrou a acadêmica Lígia Maria dos Reis Matos. Para o professor Monir Ali Saygli, presidente da ACL, a movimentação superou todas as expectativas. “Quando decidimos realizar a Feira Literária tínhamos dúvidas se haveria público para levar os livros que, sabíamos, iríamos receber, até porque cada um dos acadêmicos já tinha boa quantidade de livros para doação. O que vimos aqui hoje nos dá a certeza de que a Feira Literária veio para ficar”, informou o entusiasmado professor.
Para o idealizador da Feira Literária, o acadêmico e colunista do DIÁRIO DE CARATINGA, professor Eugênio Maria Gomes, a Feira Literária cumpriu o seu objetivo de fazer com que o livro circulasse entre os leitores: “Realizamos um ‘desapega’ do livro. Foi muito bonito ver as pessoas trazerem livros e levarem outros. O nosso slogan ‘Doe Livros, abra portas e mude histórias’ sensibilizou as pessoas. Centenas de leitores passaram por aqui e a alegria daqueles conseguiram adquirir, gratuitamente, o livro que procuravam só foi suplantada pela nossa alegria em ver o sucesso desse projeto literário da ACL”.
Entre os muitos visitantes da Feira Literária chamou a atenção a leitora Neyda Porto, que doou e levou livros: em suas anotações acerca dos livros e das datas em que foram lidos, feitas em uma pequena caderneta, está registrado que, somente este ano, ela já leu 20 títulos. Porém, o mais que mais impressionou em suas anotações foi saber que ela já leu mais 800 livros, desde que iniciou esse registro, no ano 2000.
O Centro Universitário de Caratinga deu todo o apoio ao projeto. “A instituição não poderia se furtar da participação em um projeto tão importante, sendo esta uma determinação da presidente da Funec – professora Miriam Mangelli – e do nosso reitor, professor Antônio Fonseca da Silva. Cedemos o espaço e o pessoal de apoio e estamos felizes com o sucesso alcançado pela Academia”, informou o gerente da instituição, Sudário Pereira Filho, que esteve presente em todos os momentos do evento.
A Feira Literária é uma das ações do projeto “Ser Literário” e acontecerá anualmente e já tem data marcada: 29 de outubro de 2017, nas comemorações do Dia Nacional do Livro. Neste evento estiveram presentes os acadêmicos Dora Bomfim, Eugênio Maria Gomes, Humberto Luiz Salustiano Costa, José Geraldo Batista, Lígia Maria dos Reis Matos, Monir Ali Saygli, Monsenhor Raul Motta de Oliveira e Sandra Ramalho.