‘Escola de Pais’ tem por objetivo ensinar os genitores a cuidas dos filhos que precisam de cuidados especiais
CARATINGA – Com muita festa e emoção, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) formou na noite desta quarta-feira (8) a primeira turma da Escola de Pais. A solenidade aconteceu na no salão de festa da Loja Maçônica Caratinga Livre. 15 pessoas, sendo um homem e 14 mulheres, receberam seus certificados.
As aulas aconteceram nos últimos doze meses. “O objetivo dessas aulas foi fortalecer a função dos pais no desenvolvimento físico, cultural e emocional de seus filhos, por meio de debates, esclarecimentos e troca de experiências, ampliando o conhecimento da deficiência dos filhos”, explicou diretora da Apae de Caratinga, Rita de Cássia Rodrigues.
Durante essa preparação, os pais tiveram até palestras com juízes, que orientaram sobre seus direitos e os diretos de seus filhos.
Novas vagas para a Escola de Pais serão abertas em agosto.
Atualmente, a Apae de Caratinga atende a 275 pessoas que precisam de cuidados especiais.
ESCOLA DE PAIS
A Escola de Pais é um programa da Uniapae-MG, que está em vigor na Apae e que consiste em encontros regulares de pais de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, usuários da Apae.
O objetivo desses encontros, que têm duração de um ano, é que por meio de aulas, debates, esclarecimentos e troca de experiências, é que os pais adquiram ampliação do conhecimento da deficiência dos filhos, do processo de seu desenvolvimento e de seus direitos.
“Trata-se, portanto, da conscientização e formação desses indivíduos para que estejam cada vez mais preparados para lidar com sabedoria com os desafios que a vida lhes impôs. Como é uma proposta totalmente solidária, não há utilização de métodos autoritários nem impositivos e os pais, consequentemente se aproximarão mais da Apae e compreenderão que somente dessa forma será possível obter a educação e os direitos que já estão garantidos para seus filhos”, especifica a direção da Apae.
A Escola de Pais é coordenada pela Uniapae-mg, braço técnico de produção de conhecimento da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e foi idealizada pelo presidente Eduardo Barbosa. Segundo ele, a “Escola de Pais compreende uma proposta que enriquece os pais em sua autonomia, capacitando-os na busca dos recursos de fora do sistema familiar para a defesa dos direitos de seus filhos com deficiência”.